leitura de mundo

LEITURA. VIDA. ARTE. IDÉIAS. LITERATURA. PENSAMENTOS . EXPERIENCIAS. COMPARTILHAR. INTERAÇÃO. POLITICA. BELÉM. PINTURA. ESCREVER. OLHAR. POETAS. BRASIL. VIVENCIAR. SOCIEDADE AMIZADE. PARÁ.ARTISTAS.NOTICIAS.LIVROS .MUNDO.

Minha foto
Nome:
Local: BELÉM, PA, Brazil

Olá, meu nome é Maely Oliveira tenho 18 anos,sou graduanda em Letras habilitação Língua Portuguesa pela UFPA e bolsista da mesma Instituição no projeto Fortalecer na Escola Helena Guilhon.

segunda-feira, 16 de março de 2009

Escola da rua:por uma leitura de mundo


Atualmente alunos de todas as idades e níveis escolares deparam-se com uma grande dificuldade quando se trata de leitura e produção textual,pois, muitas vezes o assunto que lhe é proposto foge totalmente a sua realidade aliado à falta de conteúdo.

Essa problemática tende a ser cada vez mais preocupante a proporção em que a produção textual tem tido caráter avaliativo e cada vez mais exigida nas escolas e em processo seletivos de ingresso em instituições de ensino superior,o que leva muita vezes aos altos índices de reprovação.
Visando essa situação o projeto"Escola da rua" surgiu como uma proposta inovadora de tentar mudar essa realidade-especialmente na escola Dona Helena Guilhon-tem o objetivo de trabalhar essa problemática que os alunos em especial, os oriundos de instituições públicas de ensino têm encontrado em ter apreço pela leitura e consequentemente desenvolver a escrita.

O projeto é embasado em pesquisas cientificas e a experiência profissional que os professores idealizadores obtiveram ao longo de sua docência foram capazes de detectar como prováveis causas dessa deficiência escolar: a falta de conteúdo do aluno que consiste no mais das vezes do que "dizer/escrever", a distanciação dessa temática que é exigida ao aluno da sua própria realidade, uma vez que, esse aluno nunca teve um contanto sequer com essa realidade é isso se torna uma entrave para produção textual.

O projeto escola da rua é portanto,uma forma de trazer para a realidade do aluno os mais diversos âmbitos e incentivar o hábito e o prazer pela leitura o que irá consequentemente levar ao aprimoramento da escrita,a familiarização com novos vocábulos e possibilitar a estes alunos não somente uma única leitura, mas sim várias leituras de mundo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial