leitura de mundo

LEITURA. VIDA. ARTE. IDÉIAS. LITERATURA. PENSAMENTOS . EXPERIENCIAS. COMPARTILHAR. INTERAÇÃO. POLITICA. BELÉM. PINTURA. ESCREVER. OLHAR. POETAS. BRASIL. VIVENCIAR. SOCIEDADE AMIZADE. PARÁ.ARTISTAS.NOTICIAS.LIVROS .MUNDO.

Minha foto
Nome:
Local: BELÉM, PA, Brazil

Olá, meu nome é Maely Oliveira tenho 18 anos,sou graduanda em Letras habilitação Língua Portuguesa pela UFPA e bolsista da mesma Instituição no projeto Fortalecer na Escola Helena Guilhon.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Conselhos de um velho apaixonado...

(Foto do grande poeta e escritor Modernista Brasileiro Carlos Drummond de Andrade)


Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção: pode ser a pessoa mais importante da sua vida.
Se os olhares se cruzarem e, neste momento, houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.
Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante, e os olhos se encherem d'água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.
Se o 1º e o último pensamento do seu dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Algo do céu te mandou um presente divino : O AMOR.
Se um dia tiverem que pedir perdão um ao outro por algum motivo e, em troca, receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.
Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.
Se você conseguir, em pensamento, sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado...
Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...
Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite...
Se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado... Se você tiver a certeza que vai ver a outra envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela...
Se você preferir fechar os olhos, antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua ida.
Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro.
Às vezes encontram e, por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente. É o livre-arbítrio.
Por isso, preste atenção nos sinais.
Não deixe que as loucuras do dia-a-dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o AMOR !!!
Ame muito.....muitíssimo...

(Amar se aprende amando-Crônicas de Carlos Drummond de Andrade)

És Meu...

(Pintura de Toulouse-Lautrec)
És Meu

Ao meu amado Alex Azevedo com o desejo póetico e literal da palavra.

Pronome pessoal possesivo
Que antecede o nome
O Meu homem
No meu nome
Eis, pois, pronome.

Pessoal intransferível
És meu
E o que é meu refere-se a mim
Pertences a mim
Só meu: homem
Meu: pronome.

Possessivo: de posse
Que me possua
e que saiba ser possuído
Pois, saiba como sou possessiva
Te chamo apenas de pronome.

Quero teu nome no meu nome.
Sejas pois, meu homem
Só meu, meu, meu
pronome.

Maely Oliveira

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Vivendo e aprendendo com as experiências e as compartilhando...

(Pintura deRenoir)

Passei essa semana tentando fazer meu trabalho da faculdade de Teoria do texto Narrativo. Está quase pronto para ser entregue na quarta-feira da semana que vira. Mas como foi em grupo, acho que analisado a minha atuação em relação a dos meus colegas,que por sinal foram bastante atuantes, talvez não tenho sido muito importante na equipe. Visto que a melhor parte foi graças á eles. Essa é a parte boa de trabalhar em equipe e com pessoas inteligentes (rsrs). Mas foi muito boa a experiência que obtive tanto para minha vida, quanto para a minha formação acadêmica, pois, adquiri conhecimento e fui apresentada literáriamente falando à dois autores muito geniais: Kafka e Mário Vargas Llosa.É consegui captar um pouco da essência critica de suas obras: A metamorfose e O falador.Quanto estiver totalmente pronto eu publicarei aqui no Blog para realmente saber com a opinião de vocês se foi bom, porque com a Professora eu não sei qual vai ser o conceito. Visto o quanto ela é exigente!.Mas espero que seja pelo menos bom.Excelente talvez seria melhor.É...melhor seria...Excelente!
Já que hoje estou compartilhar minhas experiẽncias com o blog seria bom aproveitar e desabafar uma que tive na semana passada que só confessei ao meu namorado (Alex) e talvez nem tenha dado atenção.Sabe como é namorado ou namorada se for seu caso.Você está falando e ... é.Ã ram.Bacana amor.Muito legal.Só isso que sabem dizer.Bom, mas vamos lá, ao assunto:
Na semana que passou tive uma experiência dessa que a gente nunca esquece,sabe?pois é...Participei pela primeira vez da SEMAL(Semana Acadêmica de Letras) na UFPA ,onde sou graduanda em Letras, mas, claro que isso não é assim uma coisa deslumbrante!!! O fato é que não participei simplesmente e tão somente como participante, mas também como Ministrante de uma Oficina.É para você isso até não pode significar uma "grande coisa". Mas, para mim foi muito marcante. Pois, foi uma semana de mudança, de "revolução", de quebra de limites, de evolução. De vencer o medo e a timidez.Eu quiz bate de frente, mais uma vez ,como os meus obstáculos e mostrar á eles quem eu sou de verdade.O que quero. O que eu sonho. É o que eu posso conseguir. Sei que sou inexperiente em tratar com o público e, também bem timida, mas, se tenho que ter experiência e vencer isso para conquistar meu sonho; que seja agora e não mais tarde. Se tiver que cometer algum erro que seja em um papel de borão que dê para passar á limpo e corrigir depois!entende?
Se eu vou te que vencer e enfrentar uma sala de aula lotada de universitários. Eu tenho que está preparada. E não ficar só com a teoria, mas buscar aprimorar essa teoria á prática. O que já venho tentando também á algum tempo como bolsista do Projeto Fortalecer na Escola Helena Guilhon e que devido a paralisação do mesmo não pude ter essa experiência em sala de aula que era uma das proposta do Projeto.
O que fala da oficina? uhm..Foi ótima. Parece até que as pessoas gostaram.Foi uma experiência que foi incentivada pelo meu amigo Thiago Silva que também ministrou comigo a oficina. O tema da Oficina foi bem bolado por nós.Vejam só: Leituraemsinaarteenasociedade.entendeu? pois é...tem que realmente ler com calma!. Foi propósitalmente intencional.Quisemos mostrar em um processo mais lento a leitura.Mostrando que ela não é como se pensa a priori uma mera "decodificação", mais sim, envolve múltiplos processos cognitivos próprios do ator de compreender.Como por exemplo; a decodificação, o processamento dos códigos, a retenção dos significados e então a compreensão do que lemos. Atividades estas movidas por recursos e estratégias do ato de ler.Tratamos no primeiro momento desses conceito, no segundo foi só comigo na leitura de imagens, especificamente em obras de artes.Foi muito legal.Levei pinturas de Renoir e Picasso para serem lidas pelos participante que participaram muito da dinâmica. Ficaram vendo muitas coisas nas obras que alguns como propriamente disseram-me de forma a agradecer que não viam antes.Isso,então, foi para mim o mais gratificante.Depois me emocionei bastante ao agradecer a oportunidade e a confiança que a aquelas quinze pessoas me concederam de poder passar um pouco do conhecimento que eu tinha á respeito daquele assunto e de compartilhar aquela experiência de vida com pessoas conhecidas, amigas, colegas de turma e no mais pessoas tão agradáveis.Para encerrar meu amigo Thiago arrebentou com um leitura de curtas metragens!. Muito bom,mesmo. Abordou ainda o aspecto da leitura na sociedade.E todos gostaram muito e acredito que nem uma pessoa sai daquela sala da mesma maneira que entrou. Levou alguma coisa a mais. Assim como eu. Que aprendi muito. A confiar mais em mim. No meu conhecimento. E ainda mais em meus sonhos!!!

Um gosto de paisagem...

(Renoir)

As pessoas já
não fazem cara de nuvem
O mundo mudou e não há diabo
de santo que saiba para onde
ele foi.
Só sabe:
As pessoas estão com cara e
jeito de funcionamentos.
O mundo adquiriu
modos de máquina.
As habilidades estão amargando
as pessoas
de um gosto
de paisagem
de mundo.
Não só, eu sei:
As pessoas já não trazem rosto.
Eu me afundo na máquina do mundo,
porém me atravesso nela
com desgostos
e minha paisagem não é muda.

Zeh Gustavo.

Poesia de encomenda...


Essa poesia me deixou muito feliz e gostaria de compartihar-lá com vocês.Foi uma pessoa muito especial, grande amigo e poeta que a fez sob encomendar para mim.

A Mar
Cuidar de ondas que furiosamente vêm
Escorrer sobre a fina camada de areia
que recobre a minha terra
Descalçar os pés descalços para poder alçar vôo.
Nos espólios dos passáros que vêem dois azuis.

Assim como tu.

O mar, nunca vi.

(Charles Alves)

O belo na arte de Pierre August Renoir